Victor Ferreira's Homepage
  1. Por que aprender HTML?
  2. Público
  3. "Olá, Mundo" usando HTML
  4. Aplicações do HTML
  5. Pré-requisitos

Tutorial HTML: Introdução

HTML significa Hyper Text Markup Language, que é a linguagem mais usada na internet para desenvolver websites. O HTML foi criado por Berners-Lee no final de 1991, mas o "HTML 2.0" foi a primeira especificação padrão publicada em 1995. O HTML 4.01, publicado no final de 1999, tornou-se a versão principal do HTML e segue sem muitas mudanças.

Por que aprender HTML?

Originalmente o HTML foi desenvolvido com a intenção de definir a estrutura de documentos como títulos, parágrafos, listas e assim por diante para facilitar o compartilhamento de informações científicas entre os pesquisadores. Hoje o HTML é amplamente usado para formatar websites em conjunto com o CSS e tornou-se a principal maneira como os navegadores apresentam conteúdo para o usuário na internet.

HTML é uma obrigação para estudantes e profissionais que trabalham na área de desenvolvimento de software, especialmente quando estão desenvolvendo para a web. Vou listar algumas das principais vantagens de aprender HTML:

Público

Este tutorial foi escrito para iniciantes na área de desenvolvimento para a web, web designers ou programadores, com o intuito de entender o HTML e seus detalhes.

"Olá, Mundo" usando HTML

Só para te dar um pouco de empolgação com o HTML, vou apresentar uma pequena convenção no desenvolvimento de software, o Hello World. Veja como é simples com HTML:

<html>
  <body>
    <p>Olá, mundo!</p>
  </body>
</html>

Resultado:

Você pode testar o código acima colando-o num arquivo de texto com extensão .html e abrindo o arquivo diretamente no seu navegador.

Aplicações do HTML

Como mencionado anteriormente, o HTML é uma das linguagens mais usadas na web. Vou listar algumas de suas aplicações aqui:

Pré-requisitos

Antes de prosseguir com este tutorial, você deve ter um conhecimento básico de como trabalhar e se orientar no seu sistema operacional, além de estar familiarizado com:



Post anterior: Pare de usar package-lock.json ou yarn.lock

Próximo post: Tutorial HTML: Visão geral da linguagem